Para que serve o contador? (Por: Antonio Luiz Costa Soares)

6:26 PM Néliton Nunes Peran 1 Comments





As Instituições sem Fins Econômicos, como no caso das Igrejas; após o preparo da ata de fundação e aprovação do Estatuto, o passo seguinte e legalizar (formalizar) a Igreja.

Normalmente é nesta hora que temos o nosso primeiro contato com este profissional: O contador

Devido a burocracia existente neste País, acabamos por contratar este profissional para vencer os trâmites administrativos e conseguir criar no papel, a Igreja. 

Você sabia que as pessoas geralmente, escolhem seu contador, por indicação de um amigo ou outro pastor que já tenha contato com outro escritório.

Teoricamente, a função do contador é orientar e organizar o sistema contábil da Igreja, cumprir um calendário fiscal e tributário específico para Pessoa Jurídica IMUNE E ISENTA , de imposto, manter em dia todos os documentos e a escrituração fiscal, fazer a folha de pagamento e seus encargos sociais, e também assessorar os pastores e tesoureiros, sempre que for preciso, com relação as questões tributárias,financeiras e trabalhistas, etc...

O escritório de contabilidade é um prestador de serviços, como qualquer outro, é preciso que estes serviços sejam prestados com qualidade, antes de fechar contrato com um determinado escritório, converse com o Contador, verifique se ele possui outras Igrejas como clientes.

Visite o escritório, veja se o local é organizado em condições essencial de funcionamento de organização de uma empresa que só trabalha com documentos.

Tente conversar com outros clientes do contador, descubra se ele está satisfeito com os serviços prestados.

Faça verificação periódica de sua Igreja, veja se está tudo atualizado. Não se sinta constrangido! Você está pagando pelo serviço!Um bom Escritório de Contabilidade não deve limitar-se a preencher guias. 

O suporte contábil também é muito importante para o crescimento de uma Igreja. Quanto ao aspecto financeiro, um bom contador também pode fornecer informações importantes para que a Administração da Igreja tome a decisão mais acertada. Qual a liquidez da minha Igreja? Devo fazer financiamento para adquirir aquela Kombi para Igreja?De que tipo? a vista a prazo, com entrada, sem entrada, ou quem sabe, pegar um empréstimo no banco e quitar o bem a vista ou financiar sem entrada um consórcio para veículos? Etc.

Como uma pequena Igreja normalmente não pode ter como empregado um executivo que cuide de suas finanças, é importante que o escritório ajude-os nestas questões.

Um bom Contador deve ser mais um PARCEIRO da Igreja, assim como seus empregados.

AUTOR DO TEXTO
Antonio Luiz Costa Soares

1 comentários:

Saul Batist disse...

Boa noite. Estamos querendo abrir uma igreja, porém o local não está registrado e não nos pertence. Eu poderia colocar meu endereço residencia. Móro em prédio residencial . Isto dará problema com a fiscalização e não posso ter uma Alvará. O que voces nos orientam, por gentileza? Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...