SPED CONTÁBIL ( PESSOA JURÍDICA IMUNE E ISENTA)

5:26 PM Vinho Novo Contabilidade 0 Comments






Segunda-Feira, 31 de agosto de 2015. extraído
SPED ECF - Informações Importantes
1) Prazo: até 30 de setembro de 2015
Não deixe para os últimos dias!!! Faça já a geração, validação e transmissão da ECF.

2) Importação da ECD (SPED CONTÁBIL)
O arquivo da ECD não é importado para a ECF e sim recuperado.
Gere o arquivo no VISUAL CONTAB e importe para o ECF.
Depois disso, recuperar o arquivo da ECD (recuperação de contas, saldos e mapeamento, caso tenha sido realizado na ECD). A ECD recuperada deve estar validada, assinada e transmitida.
Para as empresas obrigadas a ECD, a recuperação da ECD na ECF é obrigatória.
Para as empresas não obrigadas a entregar a ECD e que escrituram o LIVRO CAIXA (0010.TIP_ESC_PRE deve ser preenchido com “L”), os blocos C, E, J e K não serão preenchidos.

3) IMUNES E ISENTAS
As entidades imunes ou isentas que não estão obrigadas a entregar a EFD-Contribuições (PIS/COFINS/CPRB), conforme Instrução Normativa RFB no 1.252, de 1o de março de 2012, também não estão obrigadas a entregar a ECD e a ECF. Também não entregarão a DIPJ, pois ela foi extinta.

4) Recuperação de ECD Com Encerramento do Exercício Diferente dos Encerramentos da ECF
Os encerramentos do exercício na ECF seguem o período de apuração do tributo. Por exemplo, se a empresa é do lucro presumido, os encerramentos do exercício da ECF serão trimestrais.
Caso a ECD recuperada tenha encerramento diferente (por exemplo, a ECD recuperada tenha apenas um encerramento anual), no momento da validação no programa da ECF, poderá aparecer uma mensagem de advertência, com o valor da diferença entre os saldos finais credores e os saldos iniciais credores. Nesse caso, a pessoa jurídica poderá ajustar os saldos por meio de alteração nos registros K155 e K355 (alteração de saldo de uma ou mais contas).
Também há a opção de criar uma nova conta do plano de contas da pessoa jurídica (J050) para fazer o ajuste. Contudo, neste caso, também será necessário fazer o mapeamento desse conta para o plano de contas referencial (J051).

Créditos e materia extraído de : Jeferson Frezarin
FusionTech Sistemas

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...