Ser feliz ou infeliz, a opção é sua (Autor: Fernando Costa)

12:43 PM Ana Carolina Peran 0 Comments



Temos o hábito de sofrer por antecipação e isso não é bom. Ser feliz é nos libertarmos do rancor, mau humor, recalques, traumas, hipocrisia, complexo e outras mazelas. Não nos traz qualquer benefício ficarmos transferindo a Deus, ao governo, ao patrão, ao empregado, ao próximo, culpas ou responsabilidades sem primeiramente buscarmos uma resposta em nós mesmos! Lamúrias e lástimas resolvem? Uma coisa é certa e está comprovado, a inveja não constrói, nem o ódio, nem o arbítrio, muito menos a prepotência. 

Como todo bom brasileiro, guardadas as devidas proporções, é mais que necessário uma pitada de ousadia, perseverança e tenacidade, na luta pela sobrevivência, rumo à conquista ou ampliação dos horizontes. Dinheiro e felicidade, dirão alguns, não caem do céu, mas com orações e muito trabalho os céus podem ajudar, e muito. Como tudo na vida, penso que deve haver planejamento, se projetado será bem mais fácil executar isso seja em qual plano for. Ao acaso, um imóvel inicia-se pelo telhado? Não adianta ser rico financeiramente se não possuir condições de administrar a si próprio. Que adiantaria um filho bem nascido, se seus pais não o propiciassem uma boa formação intelectual, religiosa, enfim condições de, futuramente gerir seus negócios? O mesmo ocorre às classes menos favorecidas.

Não concordo com a premissa e argumentação de que tudo é impossível. O fato de uma família ser de origem pobre não a impossibilita de proporcionar aos filhos uma boa educação, aos princípios morais, senso de responsabilidade, ainda que entremeado aos calos das mãos, à enxada, fruto das capinas ou estivas, nem mesmo as lavadeiras, pedreiros, operários e afins, estão fadados à marginalidade pelo fato de serem assalariados. Os empecilhos são infinitamente maiores. Mas existe uma palavra que se chama persistência. Por que não ser o melhor naquilo que faz? - uma exímia babá, um maitre ou garçom modelar, um motorista educado, um pedreirocompetente,  e estes são apenas alguns exemplos dentre os milhares de profissionais, cada qual em seu gênero, seguindo-se aos liberais das mais diversas áreas. Adiantariam os caminhos mais fáceis como, por exemplo, roubar, furtar, traficar? A essas camadas, a arma fundamental é o estudo e muita oração.

Faltam livros? Peça, compre, arranje, dê um jeito; não é possível é cruzar os braços. Está cansado? Trabalhou muito durante o dia,acordou pela madrugada, comeu mal, carece de roupas para um passeio no domingo? Nada disso é argumento ao desânimo. Sofrerá hoje, mas se acreditar, se perseverar conquistará seu espaço. Há muito ouço que a história não dá conta dos incompetentes, quer dizer, ela não está preocupada com os ociosos. Use de todos os seus recursos  legais possíveis. Estude à noite, recorra a quem tem material escolar, revise sua matéria em seu horário de almoço, desenvolva pendores que possa auxiliá-lo num recurso extra para contribuir a mantença, enfim, não retroceda, vire-se ou estará fadado ao ostracismo, ao anonimato, ao lugar comum, ao sacrifício. Leia muitos jornais, revistas, livros.

Não prescreve o dito popular que "o saber não ocupa lugar"? Sei muito bem que em determinados países você mata um leão e é herói para sempre, sei também que aqui tem que ser um leão por dia, por hora, por minuto para provar sua capacidade, sua competência, mas o que fazer se é assim? Não espere que lhe dêem. Mas será bastante providencial se o ensinarem pelo menos a pescar. Se o seu sonho é um imóvel, não chegaria ao exagero de pensar que o certo seria vislumbrar um apartamento na Vieira Souto ou uma mansão da Köeler, mas por que não lutar por plano de financiamento ainda que pela Caixa Econômica? Uma pitada de sonhos é importante em nossas vidas. Precisamos muita das vezes abdicar, renunciar em detrimento de um ideal.

Existe uma palavra muito importante que se chama: planejamento . Para ser feliz é preciso querer ser feliz! Ser feliz é livrar-se das amarras do preconceito .  Não perca-se em buscar definições para a vida, viva-a intensamente, porque existir é viver o inexplicável, sem mágoa, sem constrangimento, sem culpas. No mais, felicidade é a consciência tranqüila do dever cumprido, é dormirmos em paz, ante as tarefas e atribuições a nós confiadas, é crermos em Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, é termos como advogada e intercessora a Virgem Maria, símbolo de despojamento e bondade. Ser feliz é nos abrirmos em amor em todas as suas nuanças, é bendizermos a chuva, o frio, o sol, é reconhecermos que até as lágrimas e dor são capazes de lustrar nossas almas. Ser feliz, éacreditarmos que é um estado d'alma, é mais ser do que ter, pois o que adiantaria o ter se não houvesse sentido ao existir? Ser feliz é a certeza da eternidade.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...