Relação Empregado x Patrão - Autor: Tere Penhabe
A relação empregado x patrão, é algo que, desde os primórdios dos tempos, tem causado grandes contendas. Entretanto, tais contendas são sempre geradas por falha humana. Se ambos os lados estiverem conscientes e compromissados com seus direitos e obrigações, e sobretudo, com a verdade, tudo se resume numa grande maravilha, mas, nem sempre é assim.
Nos últimos tempos, a grande competitividade de mercado, tem exigido muito mais das empresas, que consequentemente exigem muito mais dos seus empregados.
O empregado individualista, que não delegava poderes, e que era considerado um funcionário de alto valor antigamente, hoje deixou de ter esse conceito.
Interessa às empresas, o indivíduo que se adapta ao trabalho em equipe.
Isso já é motivo para um conflito interno no funcionário bem intencionado, que às vezes não se sente reconhecido como acha que deveria ser.
Diante do alto índice de desemprego, e consequente dificuldade de se conseguir uma vaga, muitas vezes a processo de seleção sofre uma teatralidade por parte do funcionário, que após ser contratado, não consegue corresponder às expectativas, mesmo sendo um bom funcionário, não é "tudo aquilo" que se esperava dele.
A velocidade com que as coisas acontecem, as novidades aparecem na era da tecnologia avançada, o elemento humano nem sempre consegue acompanhar o avanço como deveria, o que dá ao patrão, motivos para dificultar o relacionamento empregado x patrão.
O empregado, que por sua vez passa grande parte de sua vida se profissionalizando, gasta no aprimoramento para melhoria do seu currículo, depois se vê sendo tratado apenas como um "colaborador", e naturalmente, acha que merece um tratamento especial, passando a remoer uma mágoa, muitas vezes subjetiva, mas incontestavelmente incômoda, contra o patrão.
Tudo isso são "faíscas" que vão se acumulando para gerar conflitos sérios e de difícil solução, na relação empregado x patrão.
Claro que existem os patrões mal intencionados, que visam apenas à exploração da mão de obra, mas se pensarmos no patrão correto, que deseja apenas o avanço da sua produção, o bom funcionamento da sua empresa, este vai primar por funcionários que além de trabalhar bem, relacionem-se bem.
É público e notório que é do interesse da empresa ter bons funcionários, não são alheios a isso, mas a empresa necessita da interação entre os seus funcionários, senão perfeita, pelo menos que torne possível o sucesso da equipe, porque individualmente, ninguém mais chega a lugar algum.
Autor: Tere Penhabe www.amoremversoeprosa.com
0 comentários:
Postar um comentário