cadastro Nacional Tributário 2025
Em 2025, a contabilidade passa por grandes transformações impulsionadas pela Reforma Tributária, com a simplificação do sistema e a introdução da não cumulatividade, exigindo que os profissionais atuem como consultores estratégicos para orientar as empresas na nova dinâmica. Além disso, o sistema eSocial foi atualizado com a substituição da DIRF, centralizando informações de folha de pagamento e processos trabalhistas, enquanto a automação e a inteligência artificial se tornam cada vez mais presentes, demandando a requalificação dos contadores para um papel de maior gestão e planejamento.
Principais Mudanças na Rotina Contábil:
- A principal mudança é a transição para um sistema mais simples e a adoção da não cumulatividade, onde o imposto pago em etapas anteriores pode ser abatido nas seguintes. Contadores devem se adaptar para interpretar as novas regras e guiar as empresas na adaptação a essa nova realidade.
- A versão S-1.3 do eSocial substituiu completamente a DIRF, centralizando informações de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) na EFD-Reinf e no eSocial.
- O eSocial exige agora informações mais granulares sobre folha de pagamento, incluindo detalhes sobre dependentes e pensão alimentícia.
- A integração dos dados do eSocial com a DCTFWeb foi aprimorada, facilitando a geração automática de guias de pagamento (DARF) a partir das informações recebidas.
- Com a automação e o aumento da fiscalização cruzando dados em tempo real, o contador deixa de ser apenas um "gerador de guias" e se torna um consultor estratégico, auxiliando as empresas em planejamento tributário e gestão de riscos.
- A automação e o uso de inteligência artificial ganham força, transformando o cenário contábil e exigindo que os profissionais abracem a inovação para serem mais ágeis, inteligentes e estratégicos.
- É necessário um processo de requalificação da equipe, com domínio de novos conceitos como não cumulatividade plena, interpretação de créditos financeiros e maior integração com o planejamento empresarial.
0 comentários:
Postar um comentário